Por GJavarini Contabilidade em segunda-feira, 09 de setembro de 2019 às 08:14
Sabiam que as empresas optantes pelo Simples Nacional, sejam elas comerciais ou de prestação de serviços, também são fiscalizadas fortemente pelos fiscos federais, estaduais e municipais?
Notícia recente no Portal do Simples informa que a Receita Federal iniciou a emissão dos autos de infração para as empresas que receberam a comunicação, por meio do sistema Alerta, de divergências encontradas entre o total da receita bruta informada no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) e os valores das notas fiscais eletrônicas (NFe) de vendas emitidas, e que não se autorregularizaram.
Com ferramentas tecnológicas, a emissão de grande número de autos de infração será de forma rápida e com baixo custo, otimizando o processo e fiscalizando ainda mais empresas.
Atenção às autuações
Os contribuintes autuados estão sendo comunicados por meio do Domicílio Tributário Eletrônico no Portal do Simples Nacional.
Enquanto não receber o auto de infração, o contribuinte ainda pode retificar suas declarações e pagar os valores devidos sem a aplicação da multa de ofício.
Outro alerta de nossa equipe: há cruzamento das informações de operações de cartões de crédito (obtidas através da DECRED) com o faturamento. Se o valor das operações com cartões superarem a receita bruta declarada, haverá notificação pelos entes fiscalizadores (tanto Federal quanto Estaduais ou Municipais).
Por isso, fiquem atentos quanto ao valor da receita bruta, imposto a ser pago e faturamento pelo cartão de crédito e/ou débito.
Caso tenha alguma dúvida sobre o Simples Nacional ou necessite de uma assessoria especializada para cuidar da contabilidade da sua empresa, entre em contato conosco, clicando aqui!
Atendimento por Whatsapp, clique aqui!