Por GJavarini Contabilidade em terça-feira, 04 de junho de 2019 às 12:25
Para você que pretende render seu dinheiro é fundamental conhecer as aplicações mais comuns que existem, comparar rentabilidade, prazo para resgate e o efeito do Imposto de Renda.
Entenda cada tipo de investimento
- Mercado de Ações
Ações que correspondem a uma parte da companhia de capital aberto, como a Petrobrás por exemplo. Um dos pontos positivos é que possibilita ganho superior ao da renda fixa. E um dos pontos negativos é saber lidar com o sobe e desce das cotações.
- CDB
Os Certificados de Depósitos Bancários (CDB) basicamente funcionam como um empréstimo do seu dinheiro para a instituição bancária. Em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade que é definida no momento da compra. A aplicação pode ser feita em qualquer banco ou corretora. Porém os grandes bancos oferecem rentabilidade baixa.
- LCI/LCA
Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio são títulos nos quais o investidor aplica seu dinheiro que será emprestado pelos bancos a projetos de construção ou modernização no campo, por exemplo. São isentos de Imposto de Renda, por outro lado, a carência torna as Letras escolhas ruins para aplicações de curto prazo.
- Títulos de Tesouro Direto
São títulos emitidos pelo governo federal para financiar dívidas adquiridas. Ponto positivo é que aceita aplicação inicial baixa e as taxas de negociação são menores comparadas aos demais investimentos. A maioria dos títulos têm vencimento em prazos mais longos, em geral acima de dois anos, e quem resgata antes perde parte dos juros.